quinta-feira, 14 de abril de 2011

DESIDÉRIO MURCHO - FILOSOFIA EM DIRECTO

«Quando entramos num avião, não votámos no piloto. Não controlámos as suas competências. Outras pessoas e instituições fazem isso por nós. Todavia, os pilotos de aviões são muitíssimo mais competentes, a ajuizar pelo índice de erros que cometem, do que os governantes. Fossem aqueles como estes e todos os dias cairiam aviões por esse mundo fora. (...) Por que não fazer com a governação algo semelhante ao que fazemos no caso da pilotagem de aviões?
A ideia de ter governantes com o mesmo grau de profissionalismo e competência que temos noutras áreas é atraente. O problema é que não sabemos bem como poderíamos fazer tal coisa. Teriam os governantes de ser doutorados em governação? Mas, nesse caso, como poderíamos garantir que esses doutoramentos teriam a qualidade necessária para garantir a competênciados governantes?
Talvez no futuro consigamos ter cursos de governação de grande qualidade - se bem que num país que não tem governantes particularmente competentes, não é de esperar que tenha professores de governação particularmente competentes. Mas, ao passo que é razoavelmente fácil determinar se alguém é ou não um piloto competente, é muito mais difícil determinar se alguem é ou não um governante competente (...)»

1 comentário:

Leitoras SOS disse...

Amiguinha
adorei a lucidez deste extracto que aqui deixaste! E concordo plenamente com o Desidério: há que criar um curso de governação!!! Fartei-me de rir com a hipótese de um governante pilotar um avião e ele despenhar-se....que homem lúcido!!! Obrigada amiguinha...fiquei fã!!
beijinhosssssssssss