sexta-feira, 18 de junho de 2010

SARAMAGO - QUE FAREMOS COM ESTE AUTOR?

18 de Junho. Morre José Saramago. Que faremos com este autor?
Sente-se já, hoje, o início do mito.
Por agora estou de luto, de luto pelo autor, que com tanta sorte pude abraçar e até acarinhar há poucos meses na Escritaria em Penafiel ...senti-lo humano como nós, senti-lo velho e fraco como um mortal. Estou de luto pelos narradores todos em que se transformou nos seus romances, nos seus contos, pelas personagens marcantes que falavam através da sua voz e que tanto me encantaram, pelos ecos de maravilhamento que possibilitou como poeta, pelas sábias ideias e polémicas que instaurou na sociedade ( contra a vontade daqueles, muitos, que nunca gostam de ver nem de mexer no invisível, no que se encontra por detrás da evidência), pelo humor muito singular com que sempre retratou as situações, fossem estas rotineiras ou solenes, pela clareza com que comunica o inexplicável, transformando o real e os sentidos em nobre literatura que perdurará para além do Tempo. Pela ruptura com as coisas tão comodamente instauradas a favor da compreensão de tudo o que nos determina como seres humanos. Por tudo isto é a face da criação literária no seu ponto mais alto que merece o meu luto.

2 comentários:

Teresa Pires disse...

Querida amiga,
partilho contigo o luto pela morte de Saramago. Morre o "Homem", fica-nos o seu grande legado literário que nunca deixará que morra na nossa memória.
Bjs

Anónimo disse...

Minha querida comadre,

não contava ver-te por aqui...as obras de Saramago vão para sempre fazer-nos lembrar do tempo em que as liamos juntinhas na mesma casa de estudantes e partilhavamos tudo para além da literatura...com tanta alegria e novidade.Mil bjs para ti.

Patrícia