quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dicionário técnico-literário dos Bloom Books – 35

Doce Pat, roubei para ti... só para ti...





Sacrilégio – A evidência de frases sucessivas. A beleza onde não existe a mancha. A mancha onde não existe a breve beleza. A frase que pareça terminar.


Simultâneo – Nada acontece ímpar e um. Qualquer coisa, mesmo que grande, é apenas uma parte. Um elefante, por exemplo, ou um enorme edifício. Não há vidas separadas de outras, que vão do início ao fim como uma experiência química dentro de tubos de ensaio. Mostrar que a vida é simultânea é indispensável. Não existe a história de um homem: srº Jonas ou de uma família. Existem sim homens com outros homens e mulheres, coisas, vegetais, o cão da vizinha e a linguagem que existe no mundo e é dita por anónimos.
Histórias individuais são violência sobre a linguagem. A linguagem é um organismo que gosta de ângulos e percursos subitamente laterais. É mais sensata a história de um segundo que atravessa o mundo, que a história de um homem que se apaixonou por uma mulher e depois veio outro e. A linguagem é mais lateral que longitudinal. Não é imóvel; move-se imobilizando o tempo, o que é diferente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ana Bela Ana,
ainda bem que as nossas vidas são simultâneas, que as nossas frases, por mais tempo que estejamos juntas, não parecem terminar, que somos parte do mesmo todo, que os nossos encontros se assemelham a experiências químicas diversas, que não possuímos histórias puramente individuais, que seguimos percursos predominantemente laterais,construindo a toda a hora ângulos de diversos graus,que não nos interessam as histórias repetitivas de a ou b ou x ou Y, que nos apercebemos que a linguagem com que trauteamos os dias e as noites se move constantemente de forma a fixar o Tempo, rei de todas estas sombras que constroem a nossa amizade. bjs cheios das palavras que gostas...

Patrícia