domingo, 3 de janeiro de 2010

A entrevista de Eduardo Lourenço ao JL

Amiguinha, gostei bastante desta última edição do JL que pede a diversas personalidade portuguesas uma opinião sobre o que de melhor se pasoou nesta década que agora findou (2000-2009).
Destaco em primeiríssimo lugar a entrevista que foi feita ao sábio Eduardo Lourenço que me surpreende sempre! Vou deixar aqui algumas palavras saborosas que retive da entrevista a propósito do seu próprio balanço:




"O HOMEM É O VÍRUS DO COSMOS"


"NINGUÉM PODE EXISTIR SENÃO EM FUNÇÃO DESSA CRENÇA, DO POSITIVO SENÃO A HUMANIDADE SUICIDAR-SE-IA. VIVEMOS EM FUNÇÃO DESSA IDEIA DE QUE O AMANHÃ É MELHOR DO QUE O HOJE. MAS ESSA É UMA HISTÓRIA DE LOUCOS, CONTADA POR LOUCOS. NÃO MELHORÁMOS"
(a propósito da frase de Nietzche: A alegria é mais profunda do que o que eu penso à noite)

1 comentário:

Anónimo disse...

Minha querida amiga,

é tão bom ler ou ouvir tudo o que sai desse homem fora do comum que não é reconhecido como merece neste nosso pequeno país... Não achas um paradoxo? Num país pequeno, alguém tão grande deveria ver-se bem, deveria ser considerado uma luz nacional, um orgulho, mas não...
O facto desse homem surpreendente, que comparo por exemplo com Foucault, não ter estado connosco na Escritaria foi um autêntico desgosto, uma perda inconsolável...basta ler as palavras que transcreves neste post ou quaisquer outras que dele saem...Mil bjs, linda amiga.

Patrícia