sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ENTREVISTAS A GONÇALO M. TAVARES

Hoje resolvi procurar o rosto e a voz real (?) do autor com que ocupo tantas horas dos meus dias. Aliás, a primeira vez (e última) que o vi na televisão já foi há muitos anos, aquando do prémio que Jerusalém lhe concedeu. Hoje, cheia de imagens de Matteo e Ana na cabeça, procurei-o para o ver e ouvir em discurso directo, sem rodeios ou figuras de estilo no papel, apenas ele, o criador de tantas páginas que me deixam perplexa e com vontade de nunca desistir da literatura.Consequência: beijei todas as palavras que disse. De todas as entrevistas que vi, escolhi duas. Uma por dar a conhecer quase toda a obra dele (faltam os três mais recentes livros, todos eles editados em Outubro de 2010). Outra porque me deu a saber que ele não é arquitecto nem tão pouco engenheiro civil, também não é formado em Filosofia nem em Letras... É uma surpresa também muito grande, aquilo que ele foi sendo, construindo e é (ou parece ser). Achei-o fantástico como os seus livros. Tu também vais achar, linda amiga. E vais ter muita pena, como eu, de não teres embarcado na viagem rumo à Rússia, no grupo que ele liderou como escritor absoluto. Antes de veres, adianto-te, mais uma vez, que vais ficar a gostar tanto da pessoa como da sua escrita e imaginário. Ora vê:



E agora outra:

1 comentário:

Anabela disse...

Doçura linda!!!
Pois fiquei atónita! Nunca o imaginei professor universitário!
Sim, fiquei com uma vontade ainda maior de o conehcer!!!! Que pessoa deslumbrante! E concordo plenamente com o que ele diz! è preciso tempo para amadurecer as ideias! Ler com voracidade não é sinonimo de ler bem!
Os livros dele são a prova cabal! E é por isso que somos impulsionados a ler tudo de novo para que nao nos escape nada!!!
Fiquei igualmente com pena: ter ido com ele à Russia seria uma experiencia marcante! Infelizmente so ao alcance de quem tem dinheiro!
Enfim...
Adorei ouvi-lo amiga! Devorei cada palavrinha! Obrigada or anadares tao atenta!
Já agora, tenho visto quye a capa deste mês da LER é dedicada a o Gonçalo... mas aposto que já sabes!
Beijinhos amiga do coraçaõ!