terça-feira, 14 de dezembro de 2010

GONÇALO M. TAVARES EM ENTREVISTA

"(...) Há um livro que é determinante no meu percurso: as cartas a Lucílio, de Séneca. Li-o com uns 18 ou 19 anos. É um livro que me acompanha muito. Logo a primeira carta é uma carta sobre o tempo. Lucílio é um discípulo a quem Séneca diz: «Caro Lucílio, já que te queixas de falta de tempo, relata-me o teu dia anterior, diz-me o que fizeste e quanto tempo gastaste com cada coisa; depois de teres feito essa lista, vê de entre as coisas que fizeste quais são as que consideras essenciais e quais são as acessórias, aquelas que poderias dispensar, depois de definires o essencial e o acessório, elimina amanhã o que é acessório e faz apenas as coisas essenciais.» O que acho muito bonito nisto é ele aconselhar a fazer uma contabilidade do tempo. Isto é marcante para mim."

Tenho a certeza de que, como eu, queridas amigas, vocês sentem que o encontro com o Gonçalo M. Tavares, em Viana do Castelo, nunca poderia ser dispensado da lista das coisas essenciais. Não acham? Nem tão pouco a revista Ler deste mês de Dezembro. Haverá melhor presente?

2 comentários:

Alexandra Amaral disse...

Obrigada, Patrícia, pela sugestão. Vou Ler, certamente, e tenho a certeza que vou devorar e adorar! És uma entidade suprema da Literatura Portuguesa. Bem-hajas!

Leitoras SOS disse...

Olá Alexandra, fico muito contente por te ver no nosso blogue. Obrigada também pelo voto de confiança (muito exagerado mas muito simpático da tua parte, como sempre costumas ser comigo!). Bjinhos e vai aparecendo e dando novidades tuas.