segunda-feira, 9 de novembro de 2009

9 -11-1989- Recordando a queda do Muro


A Alemanha festeja hoje o vigesimo aniversario da queda do muro de Berlim e eu nao podia deixar passar este dia sem colocar um post dedicado a este tema tao contemporaneo para nos! Felizmente que a humanidade se livrou deste muro vergonhoso (ergo palavras de elogio aos milhares de alemaes que se insurgiram e que nunca desistiram de lutar pela liberdade).
Lembrei-me por isso, de colocar uma musica e um trailer de um filme em que Berlim aparece como cenario ou personagem principal (depende dos pontos de vista!)... A pelicula e´ Asas do Desejo, de Wim Wenders, sobre a qual ja tanto falamos doce Pat, e a musica e´ dos Radiohead. Embora o filme nao trate do muro, o cenario centra-se numa capital bastante devastada, acabada de entrar num pos guerra traumatico e o muro (que aparece debilmente) acentua esse drama. Achei interessante revermos o sonho e os anseios de um povo verdadeiramente humilhado... o filme e´´ de rara beleza, muito profundo no sentido filosofico e, na minha opiniao, o que melhor retrata a capital alema no contexto da historia do seculo XX.
Para mim, e sem duvida, dos mais belos filmes de sempre...


1 comentário:

Leitoras SOS disse...

Ainda bem que lembras esta data e aas Asas do desejo, filme que me lembra de ti e dos teus sonhos e convicções... Adorei o post. mil bjs