domingo, 1 de novembro de 2009

Mulheres que lêem são perigosas - Stefan Bollmann


Saí de casa da Anabela com este belo livro nas mãos, ainda não há muito tempo. Deliciei-me com a leitura das primeiras páginas, com a maravilha das pinturas de variados artistas sobre a leitura e as mulheres . Escolhi este quadro que me surpreendeu pela ousadia do pintor(1886) e pela sensibilidade revelada pelo autor do livro ao escolhê-lo. (...)
Um excerto muitíssimo apetecível do prefácio (p. 16) que dá imediata vontade de discutir com ou contra alguém :
"Entender-se-iam homens e mulheres melhor se os homens lessem tanto como as mulheres? Saberiam eles mais acerca das nossas vidas, dos nossos pensamentos, dos nossos sentimentos se lessem Sylvia Plath, Virginia Woolf, Carson McCullers, Jane Bowles, Anne Marie Schwarzenbach ou Dorothy Parker, do mesmo modo que nós lemos Hemingway, Faulkner, Updike, Roth, Flaubert e Balzac?"
Obrigada Anabela.

2 comentários:

Anabela disse...

Doce amiguinha
De facto escolheste uma das pinturas mais belas do livro! A imagem parece dizer tudo, ou quase tudo: a mulher que l^^e despe-se de preconceitos, desnuda-se...
Concordo contigo quando referes que os homens deveriam ler mais obras escritas por mulheres pois a partir dai compreendereriam bem melhor a sensibilidade feminina...

muitos beijos amiguinha e obrigada pelo post
Anabela

Anónimo disse...

Muito bem amigas, o vosso FL como seguidor atento a esta forma feminina de ver o mundo, tão bem demonstrado neste blog, quer deixar-vos um desafio.
De facto concordo com a vossa perspectiva, há um deficit de escritoras, e por vezes isto faz xom que algumas se tornem demasiado feministas. A minha sugestão é que me me indiquem um livro de uma autora que me faça compreender melhor a vossa visão. Depois de ler dou-vos a a minha opinião.

FL