sábado, 7 de novembro de 2009

Uma Data em Cada Mão - Livro de Horas I de Maria Gabriela LLansol


Há textos que mexem comigo como algumas pessoas:


"11 de Junho de 1972


O que me desespera é que eu própria não seja um codicilo, um caderno, um livro, onde tudo o que acontece possa, a todo o momento, ser escrito."



" 30 de Dezembro de 1972, Maredret


Os fantasmas para mim são os discursos; os fantasmas para Grandville são homens com cabeças de animais, etc., ou seja, representação de coisas. Para mim, a representação faz-se ao nível da palavra. Todo o passeio da homilia primeira é um fantasma."


Notas a este texto: Maredret é uma abadia beneditina belga, perto de Namur, onde Maria Gabriela LLansol fica algumas vezes e onde lê uma biografia de S. João da Cruz e escreve parte d' O Livro das Comunidades.


Grandville é o pseudónimo do caricaturista francês Jean Ignace Isidore Gérard (1803-1847) . As suas "Metamorfoses" influenciaram muito a caricatura fantástica.


"homilia primeira" é uma referência à «Primeira homilia», do Lugar 4 d' "O Livro das Comunidades"


" s.d. [1974?]


Pôr os livros em cima da mesa, empilhados, é a sobreposição de paisagens.

A importância que dou ao Livro, à escrita que faz o Livro, é a importância que dou à Revelação contida no Livro."


*


"Os pés, os detalhes dos pés que são uma geografia.
Cristina escreve cartas e deita-as, insatisfeita, para o dia.
Põe a mão sobre ela e faz amor com ela.
A nuvem sobre Portugal _____
O jardim interior com um quarto pleno de tons de azul.
Atenaia
Situa-se fisicamente ao nível do coração.
A água nova é o sangue.
O pénis penetra até ao coração. Quando o pénis chega ao cora-
ção, vem o sopro.
A nuvem precisa do vento para chover.
Cabeça e ventre translúcidos, parte dos peitos - terra. O cora-
ção da mulher é situado na terra,
lilás
preto
azul.


Fechou os olhos sobre poeira ligeiramente cansada."

1 comentário:

Anabela disse...

querida Pat

acho que nao consegui perceber.. de facto a escrita desta mulher parece dificil e muito hermetica... Apreciei algumas sensaçoes mas outras fiquei desarmada, sem perceber!
Agora entendo o conselho que me deste sobre esta autora. A proposito, no JL desta quinzena vem um artigo (bem pequeno!) sobre o livro que a que fazes referencia (uma data em cada mao).

beijos, muitos beijos
anabela