sexta-feira, 17 de setembro de 2010

À VOLTA DA EPÍGRAFE


- Gritos azuis? Nunca ouvi falar.
- São palavras gritadas no fundo do mar, as crianças é que sabem. Os pássaros também.
- E os peixes?
- Os peixes ainda não sabem gritar bem. Devem ser de outra cor, as palavras dos peixes.
- Tu já gritaste no fundo do mar?
- Tantas vezes. Queres experimentar?

Ondjaki, Avó Dezanove e o Segredo do Soviético, Caminho

Esta epígrafe obriga qualquer apaixonado por poesia a ler a obra de que é rosto. E é bem certo que os poetas quando criam narrativas continuam poetas. Continuam a fascinar os leitores com palavras-relâmpagos, com uma música escondida na raíz das frases, com imagens que nos prendem os olhos às páginas como se lá residisse a essência de tudo. Mais um texto a devorar do nosso querido Ondjaki. Apesar de o saber mais teu do que meu, linda amiga, também eu o devoro sem resistências...

1 comentário:

Anabela disse...

Amiguinha tão linda!
Que bom partilhares a tua leitura comigo!!!!!
Estou a ler, embora aos soluços!, esta obra do Ondjaki e fico mais feliz ainda por saber que a lês em simultâneo comigo! Temos que pensar numa sessão de leitura a duas (como tanto gosto!!!) e retirar desta obra, que é uma obre de poesia embora narrada, todas as palvars! è bem difícil escolher partes do texto porque todas elas são encantadoras! O Ondjaki é fabuloso! Terei que o conhecer...e dizer-lhe o quanto o admiro!
Obrigada pela epígrafe que é magnífica!!! Conseguiremos ouvir as palavras dos peixes???? LINDO!
Amiguinha nem sabes como trouxeste à minha vida tantas alegrias... pelo tanto que dás a conhecer! E pela tua entrega à nossa amizade!