quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CARTAS DA LITERATURA


Mais uma carta da literatura portuguesa (como prometi a Caridee), esta do primoroso romance O Primo Basílio, do grande Eça. A 1ª edição deste romance data de 1878. Lembro-me que  li este livro há muitos anos, num tempo em que o universo do Eça de Queirós era como uma cadeira de baloiço para a minha alma, lendo-o apenas num balanço. Dele retirei  uma carta de amor que Luísa escreve secretamente a Basílio, seu primo, com quem mantém um caso extra-matrimonial:


«Meu adorado Basílio
Não imaginas como fiquei quando recebi a tua carta, esta manhã ao acordar. Cobri-a de beijos...
(...)
Que tristeza que fosse a carta e que não fosses tu que ali estivesses! Estou pasmada de mim mesma, como em tão pouco tempo te apossaste do meu coração, mas a verdade é que nunca deixei de te amar. Não me julgues por isto leviana, nem penses mal de mim, porque eu desejo a tua estima, mas é que nunca deixei de amar e ao tornar a ver-te, depois daquela estúpida viagem para tão longe, não fui superior ao sentimento que me impelia para ti, meu adorado Basílio. Era mais forte que eu, meu Basílio. Ontem, quando aquela maldita criada me veio dizer que tu te vinhas despedir, Basílio, fiquei como morta; mas quando vi que não, nem eu sei, adorei-te!E se tu me tivesses pedido a vida dava-ta, porque te amo, que eu mesma me estranho...Mas para que foi aquela mentira, e para que vieste tu? Mau!  Tinha vontade de te dizer adeus para sempre, mas não posso, meu adorado Basílio! É superior a mim. Sempre te amei, e agora, que sou tua, que te pertenço corpo e alma, parece-me que te amo mais, se é possível...»

Eça de Queirós, O Primo Basílio, Europa-América, p.137

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei a carta :) sem dúvida que o amor não é algo leviano nem fácil. O amor pode mover tempestades, pode fazer nascer ou pode matar, tudo isto pelo simples facto de amar (e isto é dito por aquela que tem uma experiência amorosa quase nula)
os livros ensinam muito, e uma das coisas que tenho aprendido é a ver o amor de várias formas, e aqui está mais uma
Esperarei ansiosamente por mais cartas :)
Bjinho,
Caridee