segunda-feira, 4 de outubro de 2010

LIVRO DO DESASSOSSEGO - EXCERTOS QUE ABALAM


«As figuras imaginárias têm mais relevo e verdade que as reais.
O meu mundo imaginário foi sempre o único mundo verdadeiro para mim. Nunca tive amores tão reais, tão cheios de verve, de sangue e de vida como os que tive com figuras que eu próprio criei. Que loucos! Tenho saudades deles porque, como os outros, passam...»

Bernardo Soares, Livro do Desassossego, Assírio e Alvim, p. 358

4 comentários:

Caridee disse...

Sem dúvida que por vezes viver num mundo imaginário com personagens imaginárias se pode tornar bastante realista e verdadeiro. Não porque estamos a ficar loucos, simplesmente porque por vezes somente queremos esquecer um pouco a verdadeira realidade. Estou certa de que muitas pessoas, tal como eu, também nos seus momentos mais escuros e tristes tentaram criar o seu reino encantado, porque, nem que fosse por meros segundos estariamos a viver algo feliz. Também sinto saudades desses momentos que me fazem voar deste mundo para o "meu" mundo e poder ser criança (um pouco ao estilo Peter Pan), poder sentir o vento a bater-me na cara enquanto corro descontroladamente para as ondas pequeninas que me enrolam os tornozelos, sentir o vestidinho rodopiante a ser molhado por aquele cheiro a maresia, sentir o sorriso na cara e o brilho nos olhos de alguém inocente, ingénuo e que ainda não sabe nada da vida, porque nessa altura eu era tão feliz.
Bjinho

Leitoras SOS disse...

Para o ano vais adorar conhecer o mundo imaginário de Pessoa, tenho a certeza. Bjinhos.

Anabela disse...

Amiguinha
Adoro os pensamentos desassossegados de Bernardo Soares... tão reais e comuns a todos, afinal!!! Este em particular é muito acutilante e provocatório! Afinal muitas vezes preferimos imaginar-nos a viver com pessoas ideais a viver com as reais!!! Lembras-te de uns excertos que falávamos sobre Nietzche? è que dessa forma não temos que lidar com os defeitos do outro e com os nossos defeitos!!!

Adoro-te amiguinha

Anabela disse...

Doce Caridee

Escreve muitíssimo bem e ´denoto muita poesia e magia nas suas palavras... sonhar é tão bom!!!!
Parabéns pela destreza e pela qualidade dos seus comentários.
Beijinhos
Anabela