terça-feira, 5 de outubro de 2010

MILAGRÁRIO PESSOAL - JOSÉ EDUARDO AGUALUSA


E porque por detrás da beleza literária de "Tudo o que tenho trago comigo" de Herta Müller está o horrendo, a angùstia, o desolamento para com o ser humano, não posso deixar de ler  intervaladamente o novo romance de José Eduardo Agualusa, ou não fosse ele um romance de celebração da língua portuguesa, da sua beleza, e também um romance de amor, com muita magia como não se podia dispensar. Duas personagens grandes, Iara, uma linguista à procura de neologismos (muito bela como as palavras que fixa e trata) e um angolano,  antigo professor dela (alter ego do escritor) que se assume anarquista e cujo passado é sombrio. Os dois personagens partem em busca de palavras cheias de mistério que segundo se diz num documento do século XVII foram roubadas à «língua dos pássaros». O Milagrário Pessoal anunciado no título é uma espécie de diário do professor, onde este vai registando os pequenos grandes milagres que testemunha no seu quotidiano pois afirma ele que os milagres acontecem a cada segundo.
Um livro que me encantou desde a primeira página e até agora só irradia luz (como o autor accredita e afirma em entrevista). Transcrevo, para já, a epígrafe do capítulo I, que é um pequeno tesouro feito de palavras:

« No princípio os homens não falavam. Nenhum animal falava, excepto os pássaros. Havia um saco com palavras que estava à guarda da Andua. Foi então que apareceu um rapaz com um único braço, uma única perna e só metade da cabeça. O rapaz roubou o saco das palavras, abriu o saco e meteu as palavras à boca. Na manhã seguinte, quando despertou, era uma pessoa inteira, mas metade rapaz e metade rapariga. Além disso falava, e a sua língua era ágil e harmoniosa como a dos pássaros.»

De um conto tradicional ovimbundo, em Selecção de Contos,
Provérbios e Adivinhas em Umbundo, de Jeremias Capitango

2 comentários:

Anabela disse...

amiguinha....
adoro os teus comentários... ainda enriquecem mais a obra, estou certa...
Mais um livro a ler...
beijinhos linda amiga

Anónimo disse...

Minha linda ainda bem que espreitas à janela...eu adoro as tuas aparições, elogios desmedidos e mais do que tudo adoro-te a ti...mts e mts saudades da amizade em presença. Bjs