segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Aniversário de Confúcio

Em noite de insónia, descubro clicando no Google, que hoje se festeja o dia de aniversário de Confúcio.
Confúcio (em
chinês: 孔夫子, pinyin: Kǒngzǐ) (551 a.C. - 479 a.C.) é o nome latino do pensador chinês Kung-Fu-Tse. Foi a figura histórica mais conhecida na China como mestre, filósofo e teórico político. A sua doutrina, o confucionismo, teve forte influência não apenas sobre a China mas também sobre toda a Ásia oriental. Conhece-se muito pouco da sua vida. Parece que os seus antepassados foram de linhagem nobre, mas o filósofo e moralista viveu pobre, e desde a infância teve de ser mestre de si mesmo.
Coloco de seguida alguns aforismos do pensador e que ainda hoje, mais de dois milénios passados, continuam a fazer parte da sabedoria dita popular e que, infelizmente, o ser humano em geral desvaloriza.

Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos

A cultura está acima da diferença da condição social

Mil dias não bastam para aprender o bem; mas para aprender o mal, uma hora é demais

Aprender sem pensar é esforço vão; pensar sem nada aprender é nocivo

A humildade é a única base sólida de todas as virtudes

A essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído

1 comentário:

Leitoras SOS disse...

Parabéns Confúcio!Precisamos de reabilitar a sua filosofia de vida nos nossos dias...a valorização do estudo, da disciplina, da ordem, da consciência política e do trabalho foi um tributo que o Confucionismo proporcionou à cultura e civilização chinesas que ainda hoje se faz sentir nesse povo e que eu, com sinceridade, desdenho e invejo... Vejo (e invejo novamente!) um notável pedagogo nos aforismos de sua autoria que me ofereces.