quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Paris - A Paixão

Esta é a fotografia mais conhecida de Robert Doisneau (1912-1994): Le Baiser de l’Hotel de Ville, Paris, 1950, transformada em ‘poster’ romântico. É uma daquelas fotografias simbólicas: um casal de jovens amantes beijando-se em plena rua da romântica Paris, indiferentes ao que os rodeia. A foto foi tirada em 1950, quando Doisneau andava a fazer uma reportagem para a Life Magazine sobre jovens apaixonados em Paris. A foto permaneceu esquecida nos arquivos da revista mais de 30 anos, até que uma empresa de comercialização de posters, percebendo o potencial comercial da imagem, adquiriu os direitos de utilização.
«O sucesso foi estrondoso. Le Baiser de l’Hotel de Ville, Paris, 1950 começou por ser um símbolo da Paris romântica dos meados do século XX, mas acabou por tornar-se o símbolo do próprio amor romântico.»

1 comentário:

Leitoras SOS disse...

Um beijo captado na rua é sempre dramático. Aprecio a verdade dos outros quando se beijam sem tectos e desprezam o universo num simples fechar de olhos. Queria esta foto nas paredes de minha casa. Que linda oferta, linda amiga...