segunda-feira, 5 de outubro de 2009

10º Festival de Cinema Francês

Na esperança que Dinah, La Poupée, leia este post e como forma de lhe agradecer a dedicação com que se entregou à exploração do nosso blogue, aqui lhe trazemos novas do Cinema Francês que a muitos interessará...mas a ela de forma especial...




À descoberta do que de mais recente se produziu em França

A secção principal da 10ª Festa do Cinema Francês apresenta um vasto conjunto de longas-metragens em antestreia nacional nos vários géneros cinematográficos: drama, ficção, policial, comédia, thriller e documentário.

Esta selecção de vinte e um filmes é um momento único para a descoberta do que de mais recente se produziu em França. Alguns destes filmes poderão ser vistos nas salas de cinema nacionais, mas muitos outros não têm ainda distribuição prevista em Portugal. Esta secção principal é, por isso, uma oportunidade ímpar para o público da Festa os conhecer e também para poder conversar com muitos dos artistas que, este ano, se deslocam até nós para os apresentar.

Entre muitos outros vão poder apreciar os últimos filmes de d’Agnès Jaoui (Parlez-moi de la pluie), Robert Guédiguian (L’armée du crime), Costa-Gavras (Eden à l’ouest), Claude Chabrol (Bellamy) Ilan Duran Cohen (Le plaisir de Chanter), Rémi Bezançon (Le premier jour du reste de ta vie), Pedro Costa (Ne change Rien) ou Maïwenn (Le Bal des actrices)...

Homenagem à realizadora Agnès Varda
“A Festa do Cinema Francês, ao chegar à sua 10ª edição, organiza um ambicioso programa de homenagem a Agnès Varda. A realizadora estará presente na projecção do seu filme mais recente, "As Praias de Agnès".
Além de um ciclo com todas as suas curtas-metragens a decorrer no Instituto Franco-Português, será apresentada na Cinemateca Portuguesa uma retrospectiva que retoma o ciclo que lhe foi dedicado em 1993, juntando todos os filmes que realizou desde então a alguns títulos mais antigos. Mas a maior surpresa está reservada para o Porto onde serão montadas, na Fundação Serralves, duas instalações de Agnès Varda nunca mostradas em Portugal: "Bord de Mer" e "Le tombeau de Zgougou".

Uma das características distintivas dos filmes de Agnès Varda é que tudo pode ser chamado para a frente da câmara, num processo de livre associação de ideias, de imagens, de emoções, que acaba sempre por ter uma surpreendente e inesperada coerência.”

Todas estas informações (e muitas mais) em
http://www.festadocinemafrances.com/


Sem comentários: