terça-feira, 27 de outubro de 2009

Álvaro de campos - Vida e Obras do Engenheiro


Um post sobre este livro é urgente dada a aproximação da dia que devo entregá-lo na Biblioteca Municipal donde o retirei. Sob este título, Álvaro de campos - Vida e Obras do Engenheiro, pretendia Pessoa reunir as obras e os apontamentos biográficos que conjuntamente, constituiriam a ficção por excelência da sua produção heteronímica. Teresa Rita Lopes prefacia esta colectânea de textos, em prosa e em verso, de Álvaro de campos que o dão a conhecer como ninguém. Como nos diz, "Campos não fez mais, ao longo da sua vida, do que se contar, contando também Pessoa de quem foi, física e moralmente, o auto-retrato melhorado. Através da vida do Engenheiro, Pessoa autobiografou-se com mais picante, mais acção, mais relevo." Selecciono um dos 63 textos inéditos que quando li, me deixou sobressaltada.

Tenho escripto mais versos que verdade.
Tenho escripto principalmente
Porque outros teem escripto.
Se nunca tivesse havido poetas no mundo,
Seria eu capaz de ser o primeiro?
Nunca!
Seria um individuo perfeitamente consentivel,
Teria casa propria e moral.
Senhora Gertrudes!
Limpou mal este quarto:
Tire-me essas idéas de aqui!


15/10/1930


Deixo uma página de apresentação da crítica literária Teresa Rita Lopes que muito admiro pela criatividade que impõe ao texto ensaístico, impondo, assim também, a sua singularidade entre os muitos críticos do momento. E claro está, é impossível não valorizar a dedicação apaixonada pelo "autor dos autores", Fernando Pessoa.

http://www2.fcsh.unl.pt/iemodernismo/teresa%20rita%20lopes.htm

1 comentário:

Anabela disse...

Doce amiguinha

O curriculo da Teresa Lopes ´´e de ficar... exangue! Ate me custou chegar ao fim... Fiquei ao mesmo tempo pensativa e satisfeita por sabe-la tao obececada por Pessoa, e cuja vida a dedica a estudar a sua obra! Quanto ao pequeno poema de Pessoa... pequeno so no tamanho pois a quantidade de ideias que podemos aflorar a partir dele ´´e enorme! ´´e belo!
Obrigada, doce amiguinha
anabela