terça-feira, 20 de outubro de 2009

A casa dos Bicos, futuro abrigo da Fundaçao Jose Saramago

Doce Pat... ja saciei a minha curiosidade quanto a historia da Casa dos Bicos... Ai vai o que encontrei...
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Casa dos Bicos,
A Casa dos Bicos ou Casa de Brás de Albuquerque localiza-se em
Lisboa. A casa foi construída em 1523, a mando de D. Brás de Albuquerque, filho natural legitimado do segundo governador da Índia portuguesa, Afonso de Albuquerque, sendo destinada a habitação.
É situada a oriente do
Terreiro do Paço, perto de onde ficavam a Alfândega, o Tribunal das Sete Casas e a Ribeira Velha (mercado de peixe e de produtos hortícolas, com inúmeras lojas de comidas e vinhos).
Sua fachada está revestida de pedra aparelhada em forma de ponta de diamante, os "bicos", sendo um exemplo único de arquitectura civil residencial no contexto
arquitectónico lisboeta. Os "bicos" demonstram uma clara influência renascentista italiana. Na verdade, o proprietário da Casa dos Bicos mandou-a construir após uma viagem sua a Itália, onde terá visto pela primeira vez o Palácio dos Diamantes ("dei diamanti") de Ferrara e o Palácio Bevilacqua, em Bolonha. No entanto, sendo naturalmente menor que este palácios, a distribuição irregular das janelas e das portas, todas de dimensões e formatos distintos, conferem-lhe um certo encanto, reforçado pelo traçado das janelas dos andares superiores, livremente inspiradas nos arcos trilobados da época.
Na sua planta inicial tinha duas
fachadas de pedras cortadas em pirâmide e colocadas de forma desencontrada, onde sobressaltavam dois portais manuelinos, o central e o da extremidade oriental, e ainda dois andares nobres. A fachada menos importante, encontrava-se virada ao rio.
Com o
terramoto de 1755 tudo isto se destruiu e desapareceram estes dois últimos andares. A família Albuquerque vendeu-a em 1973, tendo até então sido utilizada como armazém e como sede de comércio de bacalhau.
Em
1983, por iniciativa do comissariado da XVII Exposição Europeia de Artes, Ciência e Cultura, foi reconstruída e foi reposta a sua volumetria inicial (foram acrescentados os dois andares que haviam desaparecido na tragédia), tendo servido como local de exposições. Na Casa dos Bicos funcionam hoje serviços da Câmara Municipal de Lisboa e, no futuro, a Fundação José Saramago, acolhendo a biblioteca do escritor prémio Nobel da Literatura.

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei ver a casa dos bicos. Afinal sempre tinhas razão na influência italiana... nós renascemos com a Itália, linda amiga. Eu renasço contigo e com o que me trazes, tão simples, tão bom...Já nos vejo brevemente a comer um pastelinho de Belém e a visitar esta casa tão bicuda, (aliás como as obras de Saramago!) bjinhos bicudos
Patrícia (não iniciei a sessão!!!)