Durante o trajecto desta manhã, ouvia na Antena 2 que hoje se comemora o dia dos três Bês. Claro que inicialmente não percebi! É que hoje (e quase não ia a tempo deste post!) comemora-se o dia mundial da música e os três B´s são: Brahms, Bethoven e Bach. É pois um dia para comemorar com muita música!
É que a música liga tudo, nas palavras de Daniel Barenboim. Aliás este maestro argentino-israelita, que visitou recentemente Portugal (23 de Setembro), escreveu um livro intitulado: ‘Está Tudo Ligado: O Poder da Música’, daí o epíteto de maestro da Paz. Este extraordinário homem, que há dez anos fundou a Orquestra da Paz – para aproximar judeus e árabes através da linguagem universal da música – falou também na Fundação Caloust Gulbenkian do que está no cerne dos conflitos: medo e angústia. E esses, garante, nunca produziram nada de bom. Sendo ele próprio judeu, a sua posição é conhecida de todos, embora não agrade a alguns.
“Os judeus, que graças a Deus têm boa memória, não devem tratar os outros como não gostaram de ser tratados no passado”
diz o maestro, para quem israelitas e palestinianos deveriam conviver numa única Nação.
Por agora calo-me e dou a palvra a três belíssimas músicas: uma de cada compositor, magistralmente interpretadas por Barenboim! Para ouvir até à exaustão e sempre na esperança de encontrar a paz!
1 comentário:
Tantas novidades, linda amiga. Trouxe-me paz o teu post e pretendo dar-te resposta em breve, pegando nestes mesmos compositores... de alguma forma.Mil bjs e obrigada pela música.
Enviar um comentário