quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ATLANTIDA

Ainda na onda das revistas culturais, o JL informa que a revista Atlantida (mais uma desconhecida para mim), acaba de publicar o seu ultimo numero (anual) e cujo dossier tematico ´´e dedicado a Jose Machado Lourenço.



Adorei a foto da capa e a forma como foi editada!
Coloco de seguinte alguma informaçao que fui buscar ao sitio:

http://www.iac-azores.org/newsletter/2009/24.html

O IAC-Instituto Açoriano de Cultura acaba de colocar nas bancas a Atlântida-Revista de Cultura, vol. LIII, referente ao ano de 2008. A revista agora editada, mantém uma linha de design gráfico dinâmico e actual, dando continuidade ao modelo iniciado no ano anterior.À semelhança dos anos anteriores, a revista sai do prelo numa edição em papel acompanhada de separata, bem como numa edição em CD-ROM.A edição em CD-ROM contém para além do conteúdo da revista de 2008, os fascículos do vol. IV desta revista, publicado no ano 1960.A Atlântida-Revista de Cultura abre com um dossiê temático de homenagem a Monsenhor José Machado Lourenço, no âmbito do 1º centenário do seu nascimento, da autoria de Jorge Augusto Paulus Bruno, Artur Cunha de Oliveira e Onésimo Teotónio de Almeida. Seguem-se vários artigos organizados em quatro secções (“Estudos e Criação Artística”, “Estudos e Criação Literária”, “Ciências Humanas”, e “Outros Saberes”): “A Arquitectura dos Impérios do Espírito Santo no Brasil Meridional: uma contribuição Açoriana”, por Fabiano Teixeira dos Santos; “Energia Musical Irrealizada”, por Jorge Lima Barreto; “Música Electrónica Documenta”, por João Marques Carrilho; “A Ilha Perdida”, por Maria Alice Borba; “Contos VII-XI da Canção “Vozes em Uníssono”, por António de Névada; “Gabriela Silva na Essência do Ilheunismo” por Nuno A. Vieira; “Dor de Dentes”, por Manuel Machado; “Uma Leitura Possível: Os Trabalhos e os dias” por António de Névada; “Cartas de Brasão D’armas de Naturais e/ou Relacionados com os Açores”, por Sérgio Avelar Duarte; “Produção e Consumo de Cereais na Ilha de São Jorge Durante a Segunda Metade de Século XIX” por Paulo Silveira e Sousa; “A Difícil Nomeação do Cardeal Costa Nunes”, por Maria Guiomar Lima; “A Bateria da Castanheira: da II Guerra à Actualidade por Sérgio Alberto Fontes Rezendes; “Ferreira Deusdado: Um Transmontano nos Açores”, por Filipe Pinheiro de Campos; “2009, “Ano Darwin” Sobre Charles Darwin e o Evolucionismo”, por Luís M. Arruda; “A Escassa Difusão, nos Açores, das Notícias Europeias”, por João Aranda e Silva.

1 comentário:

Anónimo disse...

É pena que acabe esta revistra que me mostras pois gostei muito. Ainda bem que fica qualquer coisa no mundo da web...Mil bjs