quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Deixa repousar este texto - Maria Filomena

A Arte dorme
Hoje, lanço mais um texto de Maria Filomena produzido para ser representado na sua escola, a propósito da Revisão Textual, passo basilar para a aprendizagem da escrita. Falta dizer que o adorei, sem surpresa minha...
Deixa repousar este texto

Precisa de dormir a sesta. Deita-o aqui, assim, bem confortável, sobre os travessões. Ainda é pequenino. Não o deixes sair nem andar por aí. Pode acontecer-lhe alguma coisa. Sei lá, raptarem-no. Nos dias que correm, nunca se sabe a que um texto é chegado. Se quiser levantar-se, faz-lhe festinhas nas vírgulas, passa-lhe a mão pelos acentos, apalpa-lhe os substantivos, afaga-lhe os verbos e faz-lhe cócegas nas cedilhas. Olha que às vezes arma-se em engraçadinho e, quando deres conta, começa a revirar os olhos, a enrolar o rabo em forma de ponto de interrogação - a rebolar-se no chão em verso, a seguir-te por todo o lado com a língua de fora. E tu não lhe resistes. Pegas nele ao colo e, quando dás conta, já o estás a ler. Deixa-lo fazer o que ele quer, ir para onde quer, dás-lhe trela e tudo. É, é. O texto quando quer convence qualquer um. E às vezes dão-lhe uns ataques de birra… Irra!. Começa a retorcer-se, a ficar com as letras esquisitas, a pôr acentos circunflexos a torto e a direito, a esfregar o til e as cedilhas, a espumar palavras, a largar frases inteiras espalhadas pelo chão adiante… E tu corres a socorrê-lo. Muito aflito, juntas as frases, as subordinantes com as subordinadas. Não te esqueces dos articuladores do discurso. Dos «emboras», dos «portantos» «apesar de», «de tal modo que», «todavia», «contudo». Com tudo na devida ordem, não ao «calhex», à trouxe-mouxe, à toa. E metes as palavras outra vez lá dentro, depois de as lavar, e de lhes pôr as pintas nos is, é claro. De lhes retirares aqueles adjectivos pegajosos, aquelas repetições enjoativas, os erros que arranham como espinhas. Não é fácil. É preciso passá-lo muitas vezes pelos olhos bem abertos. Arregalados! Que eu não suporto um texto sujo e mau. Quero um texto limpo, vivo.
Mas por agora que durma bem e que tenha sonhos cor-de-rosa. Schiuuu…
Dorme, dorme, meu textinho,
que a mãezinha logo vem….
Tra-ra-ra-ra-ra-ra-ra-ra-ra…..
Schiuuu…
Maria Filomena

1 comentário:

Anabela disse...

doce Pat

que texto magnifico! fiquei maravilhada ao le-lo. que delicadez ao pegar nas letras, ao banho das palavras... enfim... que grande texto.
a Filomena deve estar orgulhosa!
Obrigada doce amiga pelo gesto de ternura ao ofereceres-mo...
beijos
Anabela